Alice no País das Maravilhas - Lewis Caroll

Recentemente o trailer de Alice do Outro lado do Espelho foi lançado , fazendo com que eu me relembrasse desse clássico da literatura infantil que possui muita simbologia e transcendeu gerações.Primeiro de tudo para quem só conhece o filme da Disney , Alice no Pais das Maravilhas foi escrito em 1865. Lewis Caroll é o pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson , um inglês que se baseou em contos populares e passeios com três irmãs para criar Alice e seu mundo. Diga-se de passagem Alice foi inspirada em Alice Pleasance uma das três irmãs que Charles acompanhava no passeio.
O enredo é bem conhecido e até hoje existem diversas teorias sobre o que cada personagem significa , alguns acreditam que o texto faz alusão a rito de passagem entre a infância e a adolescência, mas a interpretação vai de cada um .O nome dos personagens também possuem diversas origens e simbologias , um bem conhecido é o Gato Cheshire , seu nome acredita-se ser oriundo da expressão idiomática inglesa '' sorrir como um gato de cheshire''.
Dentre os capítulos a algumas referencias a fatos históricos como A Guerra das duas Rosas , representado pela cor das rosas , vermelhas para a família Lancaster e brancas para a família York.
O livro foi inúmeras vezes adaptado tanto para cinema quanto para a televisão , as mais recentes foram ALICE IN WONDERLAND dirigido em 2010 por Tim Burton e Once upon time in Wonderland série produzida pela ABC . Atualmente aguardamos a estreia de Alice do outro lado do Espelho que para quem não sabe é a continuação do primeiro livo.
Esse não é muito divulgado pois a maioria das adaptações misturam os dois enredos , como por exemplo o filme feito 1951 pela Walt Disney , sendo assim as pessoas não costumam a lembrar ou conhecer a continuação e também não sabem que alguns personagens pertencem a segunda obra como a Rainha Vermelha que é confundida com a Rainha de Copas do primeiro.
E para fechar as curiosidades Alice foi a primeira adaptação cinematográfica , na mesma data de publicação os irmão Lumiere começaram o que seria o cinema , fazendo assim um pequeno curta baseado no livro de Lewis.

Então para finalizar indico que não se limitem apenas ao filme , Alice é um clássico não apenas para crianças mas também para todos aqueles que conseguem enxergar além das simples palavras , com certeza terei um exemplar para meu filhos, afinal quem nunca quis fugir da realidade e encontrar seu próprio mundo de maravilhas.

You Might Also Like

0 comentários